Boletins do CAS


Manisfesto CAS  maio de 2012







Boletim n° 06 (agosto de 2011)






Boletim n° 05 (julho de 2011)




Boletim nº 03 distribuído no Congresso Brasileiro de Teatro (26 e 27/03/11)






CAS Coletivo dos Artistas Socialistas



N º 04 São Paulo, 15 de julho de 2010
CONVITE
Convidamos a toda(o)s para a reunião do CAS que será realizada na próxima

segunda-feira, dia 26 de julho de 2010, às 19:00 hs, na livraria Arsenal do Livro na rua Matias Aires, 78 (entre rua Augusta e Frei Caneca)

PROPOSTA DE PAUTA:
Como deverá ser a participação do CAS na Campanha Eleitoral?
Outros pontos a definir com os participantes


O blog do CAS é:
www.coletivodosartistassocialistas.blogspot.com
Nesse sítio já estão disponibilizados textos que ora discutimos.

Para entrar em contato conosco use o endereço:
coletivoartistassocialistas@yahoo.com.br

Lembramos que as reuniões do CAS são abertas a todos os interessados, e serão muito bem-vindos.

Saudações socialistas



reprodução do Boletim do CAS distribuído no Congresso da Conlutas em 03 de junho de 2010


CAS - COLETIVO DE ARTISTAS SOCIALISTAS

CIRCULAR 3  30 de abril de 2010

Aos artistas de todas as artes
Esta circular dá conta de nossas duas últimas reuniões. Antes de mais nada, lembramos que as reuniões do CAS são abertas aos artistas e trabalhadores de todas as artes, como um espaço aberto para o debate fraternal de nossos rumos e de nossos problemas.
Na reunião anterior, discutimos a questão do Teatro em Portugal. Todos sabemos que em 1974 ocorreu uma virada histórica na terrinha, a Revolução dos Cravos, que pôs um fim em um longo e tenebroso período de ditadura salazarista. No calor dessa revolução, os artistas de teatro (e de todas as artes) fizeram uma série de debates e conseguiram aprovar um programa de nacionalização do teatro. Os grupos teatrais passaram a ser inteiramente financiados pelo Estado.  Com o retrocesso no processo revolucionário, muitas conquistas foram se perdendo, mas algo delas se manteve. E hoje o Teatro em Portugal é, sobretudo, estatal.
O CAS vem debatendo essa experiência tão interessante, no sentido de encontrar um programa de lutas para o nosso próprio teatro.
Na última reunião, outra discussão fundamental foi incorporada ao nosso temário: a questão da dramaturgia crítica. Em base ao texto de Iná Camargo Costa, “Teatro na Luta de Classes” e as discussões sobre Dramaturgismo propostas pelo teatrólogo espanhol Guillermo Heras, debatemos a questão do drama burguês e do teatro pós-dramático, e as inúmeras possibilidades da escritura dramatúrgica e cênica hoje. Como se conformou o drama burguês? Qual foi a sua evolução? O que é teatro pós-dramático? Essas foram algumas das questões levantadas durante a discussão, permeadas sobretudo pelas diferenças entre teatro épico e teatro dramático.
Essas discussões sobre qual a linguagem do teatro que buscamos não têm um sentido propriamente acadêmico. Nossa preocupação central recai sobre a melhor forma de chegar ao público que queremos – a classe trabalhadora, um público não acostumado a assistir e muito menos a fazer teatro.  A discussão é importante e o CAS prossegue nela, partindo de uma questão de princípio para todo marxista: a defesa intransigente de toda liberdade em arte!
PRÓXIMA REUNIÃO DO CAS
10 de Maio, segunda-feira, 19 horas, na Livraria Arsenal do Livro (Rua Matias Aires, 78, travessa da Rua Augusta).
Visite nosso blog –  www.coletivodeartistassocialistas.blogspot.com




CAS COLETIVO DOS ARTISTAS SOCIALISTAS

São Paulo, 02 de abril de 2010 • N° 2

INFORME DA REUNIÃO DO DIA 29 DE MARÇO DE 2010

Do ótimo encontro que realizamos, alguns encaminhamentos para o trabalho do CAS foram acordados: Decidimos lançar um blog para divulgar os assuntos do CAS. Também vamos abrir um email para receber as opiniões dos colegas, daqui e de outras cidades e Estados. Para tanto, estamos pedindo aos companheiros que nos enviem notícias de seus trabalhos e intervenções, como as que ocorreram em Belo Horizonte, e também dos grupos de teatro, como o do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário. Outras seções serão implementadas, tais como crítica de espetáculo, divulgação de livros e espaço para discussão via internet. O tema central da reunião foi a discussão sobre os enormes obstáculos que os artistas de todas as áreas encontram para realizar seu trabalho. Que todas as saídas que temos encontrado, tipo leis de incentivo, programas da prefeitura etc, não têm resolvido o problema. Daí a necessidade de lutar por uma política estatal em relação à arte, que deve ser vista como direito público. Para isso, resolvemos aproveitar a vinda do encenador português José Leitão, ao Brasil, para conhecermos melhor a experiência da revolução dos Cravos e a política estatal para o financiamento público do teatro que hoje vigora em Portugal. O texto Teatro na Luta de Classes, da mestre Iná Camargo Costa, sobre o qual pretendemos fazer um debate aberto, segue em anexo a esta circular. Sugerimos que todos o leiam para esse futuro encontro. Queremos também criar um sarau do CAS. Aguardamos sugestões.
Lembramos que as reuniões do CAS são abertas a todos os interessados, e todos serão muito bem-vindos.
Saudações socialistas a todos os companheiros

PRÓXIMA REUNIÃO:
DIA 12 DE ABRIL DE 2010 • 19:30 H





CAS COLETIVO DOS ARTISTAS SOCIALISTAS

São Paulo, 22 de março de 2010 • N° 1
Companheiros artistas e trabalhadores da cultura

O ano de 2010 começa com muitas perspectivas para a classe trabalhadora e grandes desafios pela frente. O mundo continua amargando uma crise econômica sem precedentes. Acabamos de presenciar uma enorme tragédia no Haiti, aqui teremos eleições presidenciais e vivemos um momento de reorganização da classe trabalhadora. Enfim, grandes mudanças estão por vir. E nós não podemos ficar de fora de todos esses debates.
Por isso, o CAS volta com força neste 2010. E chama a todos os nossos amigos e companheiros, todos os artistas conscientes e dispostos a debater e a lutar, a se somarem a esse esforço de organização de nossa classe, na luta contra a mercantilização da cultura e a privatização do conhecimento.
Estamos chamando a todos para uma REUNIÃO ABERTA DIA 29 DE MARÇO, segunda-feira, a partir das 19:30 h, no Teatro Ruth Escobar (rua dos Ingleses, 209, Bela Vista). Vamos debater os objetivos do CAS, a nossa participação na reorganização da classe trabalhadora e recolher sugestões de artigos para o próximo Jornal do CAS. Traga as suas idéias, para fazermos um jornal vivo e de interesse para todas as causas dos artistas e trabalhadores da cultura.
Contamos com a sua presença.

27 DE MARÇO
DIA MUNDIAL DO TEATRO
DIA NACIONAL DO CIRCO